quarta-feira, 27 de abril de 2011


O inferno

Três vocábulos são usados na Bíblia para designá-lo

Da redação*
redacaoiurd@arcauniversal.com

Neste novo estudo bíblico, o bispo Macedo explica o que é o inferno, o que a Bíblia fala sobre este lugar e quem são as pessoas que correm o sério risco de ir para lá.

A Bíblia usa três vocábulos para designar o inferno:


1) Seol – em hebraico, significa “o mundo dos mortos” e “lugar onde habitam os espíritos daqueles que já morreram”. De acordo com o Antigo Testamento, é lugar de:

 • Fogo: “Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno, consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes.” Deuteronômio 32.22

 • Prisão: “cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam.” 2 Samuel 22.6; Salmos 18.5

 • Perversos: “Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.” Salmos 9.17

 • Angústias: “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.” Salmos 116.3

• Profundezas: “Eles, porém, não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.” Provérbios 9.18

• Repugnância: “onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.” Marcos 9.48

2) Hades – palavra grega correspondente a Seol em hebraico; é o mundo dos mortos de que fala o Novo Testamento, e lembra:

• Castigo: “Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.” Mateus 11.23

 • Oposição: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16.18

 • Tormentos: “No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.” Lucas 16.23

• Juízo: “Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” Apocalipse 20.13,14



3) Geena – termo grego derivado do hebraico gê hinnom (“filhos de Hinom”). Local a Sudoeste de Jerusalém, famoso pelos cultos idólatras ali realizados, inclusive com sacrifícios humanos: “Também queimou incenso no vale do filho de Hinom e queimou a seus próprios filhos, segundo as abominações dos gentios que o Senhor lançara de diante dos filhos de Israel.” (2 Crônicas 28.3); “queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o Senhor, para o provocar à ira.” (2 Crônicas 33.6).

Este lugar se tornou símbolo de pecado, aflição e, por fim, suplício eterno. No tempo do Senhor Jesus, o fogo ardia continuamente ali, para destruir o lixo da cidade de Jerusalém. Por isso foi usado muitas vezes por Ele para simbolizar o inferno.

4) Tártaro – em grego significa literalmente “encarcerar em suplício eterno”. É o lugar onde estão os “sócios” de Satanás: “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;” (2 Pedro 2.4); “Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.” (Lucas 9.1); “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,” (1 Timóteo 4.1); “Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável,” (Apocalipse 18.2).

Algumas vezes Tártaro é usado como sinônimo de Hades: “e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13.42); “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” (Mateus 25.46); “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;” (Judas 1.6);

“Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,” (2 Tessalonicenses 1.9).

(*) Retirado do livro "Estudos Bíblicos", do bispo Edir Macedo.

Um comentário: